A designação "plástico" origina-se do grego plassein e exprime a característica dos materiais quanto à moldabilidade (mudança de forma física). Adota-se este termo para identificar materiais que podem ser moldados por intermédio de alterações de condições de pressão e calor, ou por reações químicas. As primeiras resinas plásticas a base de Nitrato de Celulose foram desenvolvidas em meados de 1860.
No início da produção de produtos Têxteis, foi de forma artesanal, com os equipamentos e acessórios confeccionados em madeira. Com a Revolução Industrial, os equipamentos da Indústria Têxtil começaram a ser fabricados com outros materiais, com a preocupação de torná-los mais produtivos em função da demanda do mercado.
A introdução de materiais plásticos na Indústria Têxtil foi de suma importância, pois veio substituir os acessórios (Cone, Tubete / Canilha, Cilindro Open End, Tubo de Maçaroqueira e etc..) fabricados anteriormente em madeira e metal.
O desempenho dos materiais plásticos desenvolvidos desde sua descoberta vêem superando as expectativas na produtividade e manuseio, e por serem materiais recicláveis contribuem de forma extraordinária na preservação do meio ambiente.